Uso de lajotas de EPS ( Isopor ®) na Construção Civil

Uso de lajotas de EPS ( Isopor ®) na Construção Civil

Sabe-se que o EPS ( Isopor ®) foi descoberto na Alemanha em 1949 e que chegou ao Brasil por volta dos anos 60. Porém, apenas nas últimas décadas, vem se destacando como alternativa ecologicamente correta e rentável de sistema construtivo, principalmente por suas características isolantes (térmicas e acústicas), leveza, impermeabilidade, resistência, durabilidade, facilidade de manuseio e transporte.

Pérolas EPS Isopor

Diante dos diversos usos na Construção Civil, o uso deste material em lajes, em substituição as lajotas de cerâmica ou blocos de concreto, além de melhorar o conforto térmico e acústico, como mencionado, ainda representa importante influência na redução do peso da obra. Isto porque, reduz cerca de 800 kg/m³ (peso das lajotas cerâmicas) para cerca de 10 a 25kg/m³ (peso das lajotas de EPS/Isopor ®), permitindo que o sistema estrutural seja redimensionado, reduzindo quantidade de armadura, volume de concreto, economia de mão-de-obra, economia de fôrmas/cimbramentos e menor consumo de escoramentos.

Além disso, em função de uma rugosidade na parte inferior das lajotas, podem ser utilizados vários tipos de acabamento ou recobrimento, principalmente porque, em função de sua uniformidade geométrica e precisão milimétrica, se ajusta perfeitamente aos sistemas pré-moldados, graças ao seu processo produtivo padronizado e com alto teor de controle tecnológico de qualidade.

Em relação as lajes nervuradas, apesar de não contribuir para a resistência ao término da obra, as lajotas de EPS ( Isopor ®) devem ser dimensionados para resistir aos esforços a eles submetidos durante a execução da construção, já que atuam como elementos estruturais (fôrmas) durante os trabalhos de montagem das armaduras e concretagem das lajes.

Permitem, também, variações de espessuras nas lajes, se ajustando a qualquer tipo de especificação de projeto, sem mencionar a facilidade de ajustes nas peças, através de cortes com estiletes, serrotes ou outro elemento de corte.

Lajota Isopor obra Senai Maracanaú
Acabamento inferior lajota isopor
Concretagem lajota isopor

Em função de sua característica como excelente isolante térmico e por possuir baixa absorção de água, que não ultrapassa 5% em volume na classificação PI da NBR 11752/1993 (Materiais celulares de poliestireno para isolamento térmico na construção civil e em câmaras frigoríficas), auxilia no processo de cura mais eficiente e mais rápido do concreto.

Diante das diversas características, as lajotas de EPS(Isopor ®) são um excelente material, que pode e deve ser usado em substituição dos materiais convencionais, principalmente porque não servem de alimento a nenhum ser vivo, não atraindo insetos nem apodrecendo como outros materiais do mercado.

Conheça meu linkedin na imagem abaixo:

Clique Aqui